quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Texto para Interpretação

   Tocando em frente

    Ando devagar porque já tive pressa
    E levo esse sorriso porque já chorei demais
    Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
    Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
 5  Ou nada sei.
    Conhecer as manhas e as manhãs,
    O sabor das massas e das maçãs,
    É preciso amor pra poder pulsar,
    É preciso paz pra poder sorrir,
10  É preciso a chuva para florir.
    Penso que cumprir a vida seja simplesmente
    Compreender a marcha e ir tocando em frente
    Como um velho boiadeiro levando a boiada
    Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou
15  Estrada eu sou.
    Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
    Um dia a gente chega, no outro vai embora
    Cada um de nós compõe a sua história
    Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
20  E ser feliz.
                          (Almir Sater e Renato Teixeira)



Questão 01- O título do texto “Tocando em frente” pode ser entendido como
XA)   Conduzindo a vida.
B)   Pertencente à vida.
C)   Sensibilidade à vida.
D)   Jogando com a vida.
E)   Tolerância com a vida.


Questão 02 - Com relação à primeira estrofe, a alternativa que apresenta uma informação incorreta em relação ao contexto é a
A)   O sujeito poético revela que sua vida mudou.
B)   O eu lírico mostra a mudança de vida através de um jogo de expressões opostas.
C)   As expressões “Tive pressa”, “sofri demais, “ando devagar”, “levo esse sorriso”, “mais forte”, “mais feliz” demonstram como o sujeito poético viveu antes e como vive agora.
XD)   A junção de afirmativas com o mesmo significado, como “tive pressa”, “sofri demais”, “ando devagar”, “mais feliz”, apresenta o antes e o depois da realidade vivida pelo eu lírico.
E)   O eu poético, no verso “mais feliz quem sabe”, deixa transparecer certa dúvida sobre o fato de sentir-se plenamente feliz.


Questão 03 - “Conhecer as manhas e as manhãs / O sabor das massas e das maçãs” (versos 6 e 7)
Desses versos, pode-se depreender que o ser humano deve

A)  procurar fugir da luta por ideais.
B)  limitar-se ao que a vida lhe oferece.
C)  jamais encarar os sentimentos opostos.
XD)  conhecer todas as possibilidades da vida.
E)  ser mais seletivo nas escolhas dos valores impostos pela sociedade.


QUESTÃO 4 – Observe as conjunções destacadas, retiradas do texto, e classifique-as como coordenativas ou subordinativas.
a) Ando devagar porque já tive pressa
            coordenativa
          
b) Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
                            subordinativa         

c) Penso que cumprir a vida seja simplesmente
                         subordinativa                                                

d) Compreender a marcha e ir tocando em frente
                  coordenativa


QUESTÃO 5 – Associe as conjunções a seu respectivo valor semântico.
Aditiva
Explicativa
Alternativa
Comparativa


Ando devagar porque já tive pressa                 explicativa
E levo esse sorriso porque já chorei demais     aditiva     explicativa
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei.                                                       alternativa
(...)
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente   adtiva
Como um velho boiadeiro levando a boiada   comparativa
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário