quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acentuação Gráfica

Ao ler a tira de Frank e Ernest você deve ter observado que:
  • algumas palavras têm acento gráfico e outras não;
  • na pronúncia, ora se dá maior intensidade sonora a uma sílaba, ora a outra.
Assim, as palavras da nossa língua têm dois tipos de acento:
  • o acento tônico, que corresponde à sílaba mais forte;
  • o acento gráfico, sinal utilizado para indicar a sílaba mais forte.

Regras de acentuação gráfica

1- Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:
o(s)- pó, nó
e(s)- pé, ré
a(s)- pá, lá

2- Acentuam-se as oxítonas terminadas em:
o(s)- cipó
e(s)- boné
a(s)- guaraná
em(s)- Belém

3- Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
um- fórum
x- tórax
i- júri
r- repórter
u- vírus
n- pólen
ão- órfão
l- nível
ei(ditongo)- ciência
ps- bíceps

4- Acentuam-se todas as proparoxítonas.
Máquina – matemática – química - lâmpada

Os pinguins do papai


1- Adicione uma imagem sobre o filme “Os pinguins do papai”?


2- Qual o principal assunto do filme?
 Os pinguins

3- Destaque alguns pontos negativos que aparecem no filme sobre a questão familiar. ele não estava dando atenção que sua filha e seu filho precisasse, o gerente do zoológico levou os pinguins e ia mandar eles devolta.


4- Destaque alguns pontos positivos que aparecem no filme sobre a questão familiar. ele recebeu os pinguins e ele deu mais atençaõ a sua familia,ele comprou o restaurante e no fim eles ficaram juntos.


5- Popper era uma pessoa que só pensava no trabalho e não tinha muito tempo para sua família, porque
ax) trabalhava como corretor de imóveis, e gastava muito tempo em seu serviço.
b) sua família não dava atenção a ele.
c) o pai sempre esteve ausente quando ele era pequeno, e ele acabou não dando valor quando adulto para questão familiar.
d) sua ex-esposa não deixava seus filhos ficarem mais tempo com o pai.


6- O que fez Popper perceber o valor que sua família tinha?
a) A perda da compra do restaurante o qual seus chefes queriam que ele comprasse.
bx) A morte de seus pai fez ele perceber que tinha que dar mais valor a sua família.
c) A forma como os pinguins viviam, e a partir daí, aproximou-se de sua família e percebeu a importância da questão familiar.
d) A importância que dava as viagens de seu pai e a forma como viviam.


7- Marque (v) para verdadeiro e (f) para falso.
(v ) O filme trás a divertida história de um homem de negócios bem sucedido o Sr. Popper.
(v ) Popper recebe surpreendentemente em seu apartamento como herança, nada mais nada menos que cinco pinguins.
(f ) Os pinguins fazem da vida desse poderoso empresário um verdadeiro caos.
(f ) Popper irá ter que adaptar seu lar quase que numa espécie de frigorífico para acomodar os novos amigos.
(v ) Apesar dos contratempos, confusões e muitas trapalhadas, o sério empresário Poppers, na verdade, acaba querendo mandar os pinguins embora e não cria um certo laço de afeição com os animaiszinhos.
(v ) Popper almeja se tornar sócio da empresa, mas para atingir o objetivo precisa cumprir uma última missão: convencer dona de um tradicional restaurante localizado no centro de Nova York, a vender o imóvel.
( f) Por se tratar de um corretor de imóveis bem-sucedido, Popper acaba criando situações ridículas para qualquer adulto normal com responsabilidades numa grande cidade.

 8- faça um pequeno resumo sobre o filme.
               Os pinguins do papai 
 Popper quando era pequeno seu pai foi viajar eles se comunicavam por um rádio.                                                                                      
        Popper cresceu e seu pai não tinha voltado,casou-se com Amanda e teve 2 filhos com ela. Eles se separaram. Dali em diante Popper não deu atenção que seus fillhos precisasem.Foi um dia que Popper foi a casa de sua ex esposa e viu sua filha chorando Amanda disse que ela estava chorando por que perdeu o namorado.Popper não deu tanta importância e convidou seus filhos para ir passar o fim de semana na casa de Popper.Seus filhos não quiseram porque Popper não dava imp-ortância para eles.
        Um dia ao chegar do trabalho a campainha tocou e ele foi atender era um homen com uma imensa caixa Popper trouxe a caixa para dentro do apartamento  ele abriu a caixa e viu um pinguin congelado adorou o presente, derrepente tocou o telefone e ele virou de costas para o pinguin e atendeu o telefone quando virou de volta viu  que o pinguin não estava mais onde ele tinha deixado,derrependo ouviu um grito olhou para trás era o pinguin. Opinguin estava vivo e ele imediatamente quiz mandar o pinguin de volta. No outro dia veio outra caixa e ele pensou que era a caixa para o pinguin ir embora o pinguin saio correndo e quando abriu a caixa saiu mais 5 pinguins ele ficou apavorado.
       No fim de semana era o aniversario de seu filho eles vieram comemorarna casa de Poppe.E Popper falou a seu filho que tinha um presente quando ele acabou de falar o pinguin saiu na porta o menino achou que o pinguin era o presente, e quando entrou na casa viu mais 5 pinguins,ele adorou e oediu ao pai se podia voltar outro dia,seu pai disse que podia.
       Passou alguns dias e Popper se divertia com seus filhos e os 6 pinguins.Logo mais tarde veio o gerente do zoológico e disse que os pinguins não podiam ficar num apartamento Popper disse que não deixaria ele lkevar os pinguins para o zoológico.
           Um dia seus filhos estavam brincando com os pínguins e viram ovinhos começaram a nascer outros pinguins so apenas um que não tinha nascido.Popper fez de tudo para o ovo descascar mas não conceguiu.Entao ele chamou o gerente do zoológico para ver oque tinha acontecido.O gerente falou que o ovo não descascaria e Popper ficou muito triste.O gerente falou que tinha que levar os pinguins para o zoológoco e Popper deixou.
           No outro dia seus filhos foram até a casa de Popper ver os pinguins eles ficaram muito magoados co Popper quando viram que tinham levado os pinguins.
       Pssaram-se  alguns dias e Popper ficou muito triste,um dia ele foi pegar uma chave que caiu e  viu uma carta de seu pai a carta dizia que nunca ele magoasse sua familia Popper

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Exercícios com Conjunções


1. No período "Os banqueiros já puderam comemorar o investimento, pois o índice de risco e de instabilidade do Brasil caiu", a conjunção pois estabelece uma relação de:
a) explicação
b) oposição
c) condição
d) causa
eX) comparação

2. Junte os pares de orações abaixo com conjunções, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.

Relação de adversidade (oposição)

a) Seu projeto foi recusado.
b) As explicações foram convincentes.
Seu projeto foi recusado mas as explicações foram convincentes.

Relação de explicação

a) Resolvemos ficar em casa.
b) Assim poderíamos descansar.
Resolveram ficar em casa porque assim poderíamos descasar.

Relação de adversidade (oposição)

a) Houve vários imprevistos durante a viagem.
b) Tudo foi cuidadosamente planejado.
Houve vários imprevistos durante a viagem mas tudo foi cuidadosamente planejado.

Relação de adição

a) Ele crescia.
b) Ele ficava mais magro.
Ele crescia e ele ficava mais magro.

Relação de comparação

a) Ele era estudioso.
b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
Ele era estudioso como todos os outros alunos da turma eram estudiosos.

Relação de tempo

a) Meus amigos vieram visitar-me.
b) Cheguei de viagem.
Meus amigos vieram visitar-me quando cheguei de viagem.

3. Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:


A ansiedade costuma surgir ______quando__________   se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica  _________se_______ prepara a mente para desafios, ________de_______ falar em público._______Mas_______  provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, insônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, _______que______  requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves, ______como______ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. ________Embora______ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado. ______mesmo_________ se procure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, que  prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "_____que______mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.

Fonte: Claudia, nov. 2000.

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se - como

Texto para Interpretação

   Tocando em frente

    Ando devagar porque já tive pressa
    E levo esse sorriso porque já chorei demais
    Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
    Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
 5  Ou nada sei.
    Conhecer as manhas e as manhãs,
    O sabor das massas e das maçãs,
    É preciso amor pra poder pulsar,
    É preciso paz pra poder sorrir,
10  É preciso a chuva para florir.
    Penso que cumprir a vida seja simplesmente
    Compreender a marcha e ir tocando em frente
    Como um velho boiadeiro levando a boiada
    Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou
15  Estrada eu sou.
    Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
    Um dia a gente chega, no outro vai embora
    Cada um de nós compõe a sua história
    Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
20  E ser feliz.
                          (Almir Sater e Renato Teixeira)



Questão 01- O título do texto “Tocando em frente” pode ser entendido como
XA)   Conduzindo a vida.
B)   Pertencente à vida.
C)   Sensibilidade à vida.
D)   Jogando com a vida.
E)   Tolerância com a vida.


Questão 02 - Com relação à primeira estrofe, a alternativa que apresenta uma informação incorreta em relação ao contexto é a
A)   O sujeito poético revela que sua vida mudou.
B)   O eu lírico mostra a mudança de vida através de um jogo de expressões opostas.
C)   As expressões “Tive pressa”, “sofri demais, “ando devagar”, “levo esse sorriso”, “mais forte”, “mais feliz” demonstram como o sujeito poético viveu antes e como vive agora.
XD)   A junção de afirmativas com o mesmo significado, como “tive pressa”, “sofri demais”, “ando devagar”, “mais feliz”, apresenta o antes e o depois da realidade vivida pelo eu lírico.
E)   O eu poético, no verso “mais feliz quem sabe”, deixa transparecer certa dúvida sobre o fato de sentir-se plenamente feliz.


Questão 03 - “Conhecer as manhas e as manhãs / O sabor das massas e das maçãs” (versos 6 e 7)
Desses versos, pode-se depreender que o ser humano deve

A)  procurar fugir da luta por ideais.
B)  limitar-se ao que a vida lhe oferece.
C)  jamais encarar os sentimentos opostos.
XD)  conhecer todas as possibilidades da vida.
E)  ser mais seletivo nas escolhas dos valores impostos pela sociedade.


QUESTÃO 4 – Observe as conjunções destacadas, retiradas do texto, e classifique-as como coordenativas ou subordinativas.
a) Ando devagar porque já tive pressa
            coordenativa
          
b) Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
                            subordinativa         

c) Penso que cumprir a vida seja simplesmente
                         subordinativa                                                

d) Compreender a marcha e ir tocando em frente
                  coordenativa


QUESTÃO 5 – Associe as conjunções a seu respectivo valor semântico.
Aditiva
Explicativa
Alternativa
Comparativa


Ando devagar porque já tive pressa                 explicativa
E levo esse sorriso porque já chorei demais     aditiva     explicativa
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Ou nada sei.                                                       alternativa
(...)
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente   adtiva
Como um velho boiadeiro levando a boiada   comparativa
(...)